Artigos
Veja alguns artigos desenvolvidos pela equipe ATA.

“Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa em Redes de Lojas ou Filiais”
O uso da estatística neste tema é inovadora e representa importante avanço metodológico, trazendo redução de custos de implementação e manutenção dos inventários de GEE em cadeias de restaurantes, hotéis, bancos, postos de combustíveis, etc., ao mesmo tempo que mantêm o nível de qualidade já reconhecido dos serviços da ATA. por Débora Rolino Novaes
por Débora Rolino Novaes
A questão das mudanças climáticas decorrentes do aumento das concentrações de gases de Efeito Estufa (GEE) na atmosfera terrestre têm se tornado uma crescente preocupação mundial, dando origem a uma série de demandas para o controle destas emissões.
O Inventário de Emissões de GEE vem se firmando como primeiro passo e ferramenta indispensável para as empresas responderem a estas demandas de forma eficiente e transparente, e agir efetivamente para reduzir suas emissões. Nos mais de 6 anos de experiência da ATA, nos deparemos com inventários de complexidades diversas. Uma situação recorrente são clientes com um grande número de estabelecimentos ou instalações, como redes de lojas ou filiais, pulverizados no território nacional. Otimização Inventários de GEE para o Varejo"O Inventário, se executado caso-a-caso para cada um dos estabelecimentos acaba por ser um trabalho enorme e custoso. Como evitar este problema? A ATA desenvolveu uma metodologia inovadora, baseada em critérios estatísticos, que permite trabalhar-se apenas sobre amostras, e aplicar o resultado ao universo total de sites. A opção pelo método estatístico demanda um volume de trabalho significativamente menor. Esta metodologia implica no desenvolvimento de uma ferramenta própria, adequada às características de cada empresa. Uma vez desenvolvida, esta ferramenta passa a ser aplicada repetitivamente ao longo do tempo, a custo relativamente baixo, e mantendo sob perfeito controle a precisão dos resultados. O uso da estatística neste tema é inovadora e representa importante avanço metodológico, trazendo redução de custos de implementação e manutenção dos inventários de GEE em cadeias de restaurantes, hotéis, bancos, postos de combustíveis, etc., ao mesmo tempo que mantêm o nível da qualidade já reconhecida dos serviços da ATA.